Sabedoria milenar que transforma vidas
Yôga é uma filosofia-prática de vida surgida na Índia a mais de 5000 anos cujo objetivo é desenvolver o potencial humano de maneira integral considerando seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Foi declarada oficialmente pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e atualmente é praticada por milhões de pessoas em todo o mundo independente raça, idade, credo ou religião.
Esta ciência de vida vem ganhando notoriedade no meio científico internacional com pesquisas que relacionam as práticas de Yôga como a meditação, por exemplo, e seus benefícios para a saúde no controle do estresse e equilíbrio emocional. Os resultados são tão significativos que o SUS, Sistema Único de Saúde brasileiro, incluiu o Yôga como Prática Integrativa e Complementar e o oferece em suas unidades básicas.
Yôga tem a capacidade de auxiliar as pessoas a se alinharem com seus sentimentos e pensamentos, além de favorecer estados profundos de relaxamento, concentração, bem estar, foco e flexibilidade.
Uma compreensão mais profunda
Yôga é, em essência, um caminho prático para libertação. De que libertação estamos falando? Seria libertação de algo exterior imposto a nós? Estamos falando da libertação interior do Ser Humano na qual ele encontra paz, equilíbrio e bem estar dentro de si mesmo independente das condições externas e das falsas necessidades do mundo como consumismo exacerbado, ânsia de poder e luxo.
O despertar da consciência se dá justamente na compreensão vivenciada de que a paz e o bem estar já existem dentro de nós e que estes estados podem ser alcançados e reforçados sempre que quisermos.
Tendo em vista este objetivo, o Yôga pode ser considerado como um grande acervo milenar da cultura oriental repleto de práticas que nos levam a encontrar nossa Essência. Através de exercícios simples de relaxamento, respiração, meditação, alimentação saudável e atitudes éticas podemos restaurar nosso estado de bem estar e aceitação da vida diariamente.
Promovendo desapego
O Yôga promove o desapego de velhos padrões, de falsas necessidades, de sentimentos e pensamentos negativos, de bloqueios emocionais, de más companhias, de ódio, raiva, rancor, mágoas, ressentimentos, inveja, vaidade e todo tipo de coisas que atrapalham a pessoa de se conectar com seu Ser que é em essência Bem Estar, Plenitude e Bem Aventurança.
Construindo uma fortaleza física e emocional
Com a prática regular nos sentimos mais vivos, energizados, abertos e coerentes com o Universo. Yôga nos incentiva a melhorar sempre e a pesquisar novas práticas saudáveis de vida, boa alimentação, boas companhias, boas leituras, bons estímulos e informações.
Com o tempo, as sementes de contentamento, simplicidade, satisfação, bem estar, alegria, foco, concentração, saúde física, força, equilíbrio, resistência e flexibilidade vão nascendo e os frutos são refletidos em uma vida com mais sentido, realizações e prosperidade.
Descobrindo o Ser Real
À medida que evoluímos no Yôga percebemos que evoluímos interiormente. Quanto mais profundo é nosso estado de integração menos precisamos falar, julgar, analisar ou se apegar a pontos de vistas distintos. Ao localizar dentro de nós um espaço que transcende a dualidade encontramos o Ser Real que presencia a dualidade, mas não se identifica com ela. Desta maneira, nos tornamos mais tolerantes e pacientes com a vida e com os outros.
Perguntas como ´´Quem sou Eu?“, ´´Qual o sentido da vida?“, ´´De onde eu vim?“ , ´´O que eu quero?“ e ´´Para onde vou?“ são perguntas norteadoras profundas do autoconhecimento no Yôga.
Yôga significa olhar para dentro e mergulhar nas profundezas do seu Ser. Cada passo dado na direção do Yôga é um passo dado na direção de si mesmo. Se queres saber o que é Yôga pratique! Uma única experiência é capaz de expressar mais que mil palavras.









